segunda-feira, 20 de julho de 2015

Pão de alecrim

Não sei se já comentei com vocês, mas eu virei uma viciada no Pinterest atrás de receitas e estou decobrindo receitas incriveis. As que dão certo, eu aproveito para compartilhar com vocês, algumas vezes faço minhas próprias modificações e algumas vezes sigo a receita ao pé da letra.
Uma das minhas mais novas descobertas foi este pão de alecrim que fiz para levar ao trabalho esta semana para um almoço comunitário.

Ingredientes:
  • 2 colheres de chá de fermento para máquina de pão
  • 1/4 xícara de água morna
  • 2/3 xícara de leite morno
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ramo de alecrim fresco, as folhas cortadas em pedaços pequenos
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1/4 xícara de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de leite
Modo de preparo:
Desculpem-me, mas esqueci de tirar uma foto dos ingredientes da massa. E como sempre, eu modifiei um pouco a receita, pois usei a máquina de pão ao invés da batedeira ou o modo tradicional de fazer pão.

Se você como eu, tiver uma máquina de pão coloque no recepiente da máquina: 1 ovo e a clara do segundo ovo, a água, o leite, o alecrim, o açúcar, o sal e o azeite. Em seguida coloque a farinha de trigo e faça um ninho na farinha para poder colocar o fermento. Em seguida programe a máquina para o modo massa, ponha para funcionar e espere o bipe sonoro. A minha máquina, leva 1h30 minutos para fazer o pão.
Uma vez a massa pronta. Eu a tirei da máquina e numa superficie sovada com farinha de trigo, eu a dividi em 16 pedaços iguais para poder comerçar a preparar os rolinhos
Em seguida, com cada parte da massa eu fiz uma tira e enrolei a tira para fazer o rolinho.
Coloque numa forma untada e deixe reposar por aproximadamente 1 hora ou até a massa dobrar de tamanho.
Uma vez a massa crescida, misture a gema de ovo com as 2 colheres de leite e um pouco de alecrim e passe pelos rolinhos.
Como vocês podem ver na foto tem 12 rolinhos os outros 4 que estavam e outra forma, eu decidi fazer uma nova experiencia que é de congelar a massa antes de assar. Portanto, os 4 outros pães, uma vez a massa crescida, eu não passeia  mistura de ovo por cima. Eu coloquei a forma diretamente no freezer por 2 horas para eles congelarem e em seguida os coloquei num saco plástico para congelar. Num futuro pretendo assar e ver se o sabor e a textura são as mesmas do pão fresco. Prometo dar um feedback sobre este congelamento.
Levei os pãezinhos para assar em fogo médio, 350C por 15 minutos ou até dourar. 
Nem preciso dizer que foi um sucesso este pão. Servido quentinho do forno: é de derreter na boca.

Porção: 16
Calorias: 134/porção

Nenhum comentário:

Postar um comentário