quinta-feira, 9 de julho de 2015

Molho de carne e legumes para massa

Este é um dos pratos mais tradicionais daqui onde eu moro. Como a feijoada no Brasil, aqui no Canadá cada família tem sua receita de «sauce spaguetti».

A verdade é que é uma mão na roda ter uma conserva deste molho em casa, quando temos que fazer uma refeição rápida ou convidados de última hora.

Como eu disse, cada um aqui tem uma receita adaptada ao seu gosto pessoal, eu claro que com o passar do tempo e algumas conservas de molho... eu criei minha receita pessoal de molho spaguetti, que eu vou compartilhar com você.

Ingredientes:
  • 850g de carne moída,
  • 1,3 L de molho de tomate (eu compro o que é feito só com tomate, sem tempero; já que faço meu próprio tempero e sem adição de sal)
  • 796 ml de tomate em conserva cortado em pedaços
  • 796 ml de purê de tomate
  • 156 ml de pasta de tomate.
  • 2 latas pequenas de azeitona preta sem caroço
  • 450 g de champignon fresco
  • 340 g de cenoura cortada em pedaços
  • 320 g de salsão cortado em fatias
  • 270 g de pimentão cores variadas: amarelo, laranja e vermelho
  • 340 g de cebola cortada em pedaços
  • 9 dentes de alho cortados em pedaços
Ingredientes do tempero:
  • 1 colher de sopa de orégano
  • 1 colher se sopa de cravo da índia
  • 1/2 colher de chá de canela
  • 1 colher de sopa de manjericão
  • 1/2 colher de chá de pimenta calabresa
  • 3 colheres de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de tomilho
  • 1 colher de chá de pimenta do reino 
  • 1 colher de chá de cominho
  • 3 colheres de sopa de sal
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1 colher de sopa de salsinha 
  • 1 ramo de alecrim
Modo de preparo:
Em uma panela grande que possa ir ao forno, refogue a carne moída.
Eu não coloco nada de óleo, já que a carne tem um pouco de gordura que solta. Eu mexo bem, para que a carne fique soltinha e não grude na panela.

Adicione os legumes picados e o tempero. Eu prefiro deixar os legumes cortados em pedaços grandes, pois eu gosto de sentir e de mastigar os pedaços de legumes do molho pronto. Porém, se você não gosta de legumes ou tem crianças que não gostem de legumes corte em pedaços menores. Eu gosto muito de legumes, meu molho poderia quase ser um molho de legumes se eu não colocasse a carne. E você pode variar os legumes segundo a teu gosto também. Deixe os legumes refogarem um pouco.
Em seguida, adicione o molho, os tomates picados, o purê e a pasta de tomate. Mexa bem e aqueça em fogo médio até a ebulição.
Uma vez em ebulição, tampe a panela e leve ao forno à 350oC de 2h30 min à 3 horas. Até o molho engrossar.
Eu tenho estas panelas que podem ir ao forno. É uma mão na roda. Não sei se tem no Brasil, portanto se você conhecer alguém ou vier para a América do Norte, você acha facilmente de todos os tamanhos em lojas como Walmart e Canadian Tire.

Mexa a mistura a cada 30 minutos para evitar de colar no fundo da panela. Ainda quente, coloque o molho em vidros de conserva e prepare para conservar. Se você não tiver vidros de conservar ou não saber como fazer conservas. Outra alternativa é congelar o molho.

Sirva com sua massa predileta. Eu uso com todo tipo possível de pasta, inclusive na lasanha.

Para preparar esta receita, eu levei em torno de 1 hora para preparar os legumes e mais 30 minutos para fazer as conservas, sem contar o tempo que cozinha no forno.

No total, esta receita deu 9 potes em conserva. O que dá 2 porções por pote. As conservas podem ser guardadas em local fresco por até 4 meses.

Fique livre para criar tua própria receita. Coloque os legumes e tempero que te agrade. Tem versões bem mais calórias e ricas em gorduras, como com bacon, salsicha etc.  Eu gosto da minha versão. O que você colocaria na tua?

Porção: 18
Caloria: 206 calorias/porção

Nenhum comentário:

Postar um comentário