terça-feira, 7 de julho de 2015

Motivação

Este é um post de reflexão para mim.
O que me motiva na minha jornada? O que me inspira a continuar? Qual a diferença entre esta vez e as outras vezes?

Uma das minhas inspirações é este blog. É claro que eu queria ter um lugar onde armazenar minhas receitas e também minhas experiências ao longo desta jornada, como um diário.

Faz um mês quase que comecei este blog, começar a escrever este blog não foi o começo. Na verdade, faz parte de um processo que vem de alguns meses, porém nos últimos tempos esta jornada por uma vida saudável conseguiu novos aliados.

Não pretendo contar toda minha vida aqui, só alguns flashes para vocês entenderem como cheguei aqui. Aos 15 anos de idade fiz minha primeira dieta. Nesta época eu já tinha os 168 cm que tenho hoje.
Infelizmente, não cresci em altura desde esta época. Porém, cresci pelos lados.
Voltando a minha primeira dieta: eu pesava 54kg e me achava gorda. Imagina????
Hoje aos 42 anos o que eu não daria para pesar 64kg, rsrsrsrs.

Ao longo dos meus vinte e trinta anos fiz todo tipo de dieta imaginável: dieta da sopa, dieta dos líquidos, dieta das proteínas, das frutas, vigilantes do peso, etc.

Confesso que todas as dietas sempre foram um sucesso, sempre perdi peso. O problema é que a perda de peso nunca durou além da dieta; pois, uma vez a dieta acabada, o peso revinha e as vezes em dobro.

Aos 35 anos, eu pesava 68kg. Hoje considero que é meu peso ideal! Melhor, é o peso que eu gostaria de manter um dia.
Nesta época, eu me mudei para o Canadá. Com a mudança de país veio a mudança no estilo de vida e alimentação. Gradualmente, o peso foi aumentando até estabelecer entre 74 e 75kg. Eu tinha consciência que eu tinha engordado, mas isto não me incomodava. Já que aqui as pessoas não são fanáticas pelo corpo perfeito como no Brasil. Com este peso aqui eu sou considerada uma pessoa normal e não obesa como eu seria considerada no Brasil.

Então veio uma época em que além das minhas 8 horas de trabalho, eu resolvi seguir um curso noturno 4 vezes/semana. Foi o que bastou para o ponteiro da balança disparar. Em alguns meses, eu pesava entre 78-79kg de manhã e 80kg de noite.
Confesso que entrei em panico. Minhas roupas estavam completamente apertadas ou não serviam mais, eu não tinha mudado nada na minha alimentação. Porém, o stress da longa jornada de trabalho, as horas irregulares de alimentação, os lanches calóricos rápidos, a falta de sono e a vida sedentária levaram a tudo isto.

Isto aconteceu à mais ou menos 1 ano e meio. Me senti depremida, a solução seria outra dieta? Não era o que eu queria. Eu estava exausta, sem motivação, um humor insuportável, etc.
Foi ai que eu senti pela primeira vez na vida que algo tinha mudado. Resolvi que seguir uma dieta maluca não seria a solução. Depois de ler um pouco vários sites na internet, vi que a falta de sono poderia provocar uma aumento de peso.
Comecei focando no meu sono, pessoalmente eu preciso de 8 horas de sono/noite para ser funcional, ficar de bom humor, me sentir descançada. A segunda medida, foi cuidar do que eu comia, não uma dieta. Eu continuava a comer doces, pratos gordurosos, etc. Porém, sem exageros. Eu passei a ler mais sobre alimentação e seguir programas de TV sobre alimentação.

Por motivos pessoais, eu não quis ir ver uma nutricionista, até pensei em ir ver uma. Mas, eu não estava pronta a seguir uma dieta. Com estas pequenas mudanças meu peso estabilizou nos 78kg. O que me deixou muito feliz, pois pelo menos eu tinha parado de engordar. Eu me sentia gordinha, porém o peso deixou de me incomodar.

O verão chegou e com ele eu descobri a paixão pelo ciclismo. Eu comprei uma bicicleta por influência de uma amiga e comecei a fazer pequenos passeios aos poucos tipo 1-2 km, algumas semanas depois eu fazia em torno de 15-20 km e no final do verão eu poderia fazer de 70-80km num dia. O que me motivou?
E adorava a sensação de ar livre, de descobrir novos lugares, de ter uma visão diferente do lugar onde eu moro. Eu contava os dias da semana para chegar sábado para pegar minha bike cedo e só voltar no final do dia.

Pela primeira vez na vida, eu praticava uma atividade física que me dava prazer. E veio a consciência que meu sedentarismo não era preguiça, mas a ignorância de saber o que me motivava a me mexer. Um companheiro nesta jornada foi a app RunKeeper, poder compartilhar meus progressos com meus amigos e poder seguir progresso na atividade física ao longo dos meses foi um influente motivador.

Com a chegada do tempo frio e da neve, a bike ficou na garagem. E ai veio a segunda paixão, a caminhada. Comecei a caminhar com amigos e até participei de uma competição esportiva de caminhada. E adorei!!!

Com a chegada do inverno mais rigoroso, dias à -30C e mesmo -40C, impossível de fazer atividades ao ar libre, a alternativa foi ir a uma acadêmia. Confesso, que odeio acadêmias!!! fazer os mesmos exercícios sempre, com a mesma paisagem, eu acho uma chatisse.
Mas, eu fui principalmente, porque eu queria estar em forma para andar de bike assim que o tempo esquentasse. Não me cobrei de ir a acadêmia tantas vezes por semana, etc. Costumava ir de 2 a 3 vezes/semana. Se tinha uma semana que não dava, não ia e também não me cobrava a ir. Fazia em torno de 45-50 min de atividade, escutando meus podcats para o tempo passar e me adaptei. Não era uma paixão, mas também não era um sacrifício ir algumas vezes na semana.

Durante todo este ano, eu mantive meu peso entre 76-77kg. E estava bem comigo mesma. Decidi que era meu peso saúde, já que eu não precisava fazer nenhum sacrifício para mantê-lo.

Então o tempo quente recomeçou, e as atividades físicas ao ar livre também. Se acordo motivada, ando até o trabalho, mais ou menos 9km de caminhada para ir. Se ainda estou dispostas no fim do dia, volto andando. Bike nos fim de semanas.

Com o verão e o bom tempo e descobri meu segundo aliado, a app MyFitnessPal. Quando eu descobri a app, depois de 2 dias de uso estava horrorizada com o meu consumo de alimentos. Não era nem as calorias que me incomodavam, mas a quantidade de gordura e sal que tinha nas coisas que eu consumia e a falta de fibra na minha alimentação.

Usei 3 dias e deixei de lado. Até que decidi que meu objetivo não seria de focar nas calorias, mas sim nos nutrientes que eu consumia.
Nas primeiras semanas, comecei a fazer escolhas mais saudáveis na hora do mercado. Faz, um mês e meio que venho usando e meu peso desceu para 74kg.

Este peso é consequencia de todas as mudanças que eu venho fazendo no último ano. Foram mudanças que vieram progressivamente com o tempo. Mesmo que a app me diz que devo consumir 1450 calorias/dia, minha média é de 1800 calorias/dia. Tem dias que chegou mesmo a 4000 calorias.

Eu acho que se dar prazer um dia o outro de comer algo super calórico, beber minha cervejinha com os amigos não vai me matar. É até saudável, mas fazer isto 7 dias/semana é desrespeitar minha saúde.

Hoje estou feliz comigo mesma, já sinto no meu dia-a-dia a diferença. Ontem fui ao mercado depois do trabalho, estava exausta e faminta, mas sem escolha tinha que ir. Ao invés de pegar um chips para beliscar no carro, peguei uma banana. Sei que a banana poderia até ter a mesma caloria do chips, mas foi uma escolha mais saudável.
O dia que vou ter vontade de comer chips, vou comer porque estou com vontade e não porque é mais fácil de matar a fome. Pois, comer isto só porque estou com fome e com pressa? Tenho escolhas mais saudáveis à fazer hoje.

Bom vou parando por aqui. Concluindo o que me motiva é ser saudável e você?



Nenhum comentário:

Postar um comentário